"Vou andando como sou e vou sendo como posso..."

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Elis, Tom, Ary e Zé...

Enquanto preparava o almoço cantarolava uns versos de Folhas Secas, de Nelson Cavaquinho. Então fui atrás da Caixa com 4 CDs de Elis que meu querido Grico me presenteou ha mais de dez anos dizendo que eu precisaria mais dela do que ele. Lindo! Peguei o CD 3 que é o que mais gosto e coloquei na faixa 03. (Um avanço pra mim, que ha tempos, se quisesse ouvir a faixa 15, ouviria o disco inteiro até chegar la - uma questão de respeito às outras canções! Viagem!).
Gosto muito de Elis! A voz, a interpretação, o jeito de d i z e r c a d a p a l a v r a. Fiquei curtindo o CD e refletindo sobre algumas pisadas-na-bola dela, contadas em livros como Furacão Elis e Antonio Carlos Jobim, por exemplo. Com Tom foi à época da gravação de Elis e Tom. Os ânimos não eram dos melhores entre eles, com breves momentos de paz e cordialidade. Num desses, Tom mostrou Na Batucada da Vida, de Ary Barroso. Ela adorou e perguntou se poderia gravá-la, e ele pediu que não, porque quando voltasse ao Brasil gravaria um disco só com musicas de Ary e uma delas com certeza era essa. Combinados éticos de qualquer profissão. Mas não é que ela gravou e esperou passar o lançamento do Elis e Tom para lançá-lo? Tudo bem que cada um com seus motivos, mas...
Me dei conta que esse disco é o que ela canta "Casa no Campo". Pois é, o Zé... O Zé saiu de cena num susto! Deixou um legado artístico. Mas vou te dizer a referência que eu tenho do Zé é da figura engraçada de dentro de casa, o marido da Julia, o cunhado do Silvio, o pai da Biba e do Tuto. Pra mim, foi esse o Zé que partiu e que deixou saudade. Essa família querida do meu coração que fez parte da minha vida, que um dia foi minha também. Chorei, mas o amor une e com a saída de cena do Zé reencontrei na dor essas pessoas, sabemos o quanto esse amor é pleno e atravessa distância e tempo.
A ultima vez que falei com o Zé foi por conta dos direitos autorais de Casa no Campo. Gravamos no CD Sentidos do Ambiente de Mario Ulloa com o CRA (hoje IMA). Demos risada e ele disse: grava logo que os direitos depois vão ser só meus e vão ficar mais caros! Divirta-se onde você estiver! Um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário